Dicas para amenizar a dor das cólicas

Por juliana Bem Estar
17 jun 2010

Uma mulher sabe muito bem o incomodo de uma cólica menstrual. Além de ser dolorida, ela aparece todo mês, como um relógio. Mas é possível amenizar a dor das cólicas. Uma sugestão é praticar atividade física. Após cerca de 30 minutos de exercícios, o organismo passa a liberar endorfina, substância responsável pela modulação da dor e do humor. Além disso, a prática regular de atividades físicas pode reduzir as dores, pois aumenta o tônus muscular e fortalece o assoalho pélvico.

Uma dieta equilibrada só traz vantagens para a mulher. No caso das cólicas, não é diferente: vegetais, nozes, peixes, entre outros, são aliados para diminuir a dor. O cálcio (encontrado em derivados do leite) por exemplo, pode ajudar a regular a atividade de contração do músculo uterino. A cafeína (encontrada em alguns chás, como o preto, refrigerantes e chocolate) deve ser evitada, já que provoca a contração dos vasos sanguíneos do endométrio, causando ainda mais desconforto.

Por provocar vaso dilatação, o calor aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a relaxar os músculos contraídos. Para isso, basta recorrer a uma bolsa térmica, um cobertor ou um banho quente.

Siga as dicas e tente passar esses dias de tormenta menos mal, ok?

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