Que a obesidade e o sobrepeso vêm crescendo, não há dúvidas. E que existem muitos tipos de dietas para o tratamento, também não. Mas, quais delas são realmente eficazes para a perda de peso?
Vários estudos avaliaram o efeito de diversas dietas alimentares, porém, com tempo relativamente mais curto de observação dos participantes. Um recente estudo publicado em fevereiro de 2009 na The New England Journal of Medicine foi realizado com o intuito de comparar os efeitos de dietas reduzidas em calorias com diferente composição de macronutrientes (ou seja, com diferentes proporções de gordura, proteína e carboidrato) no peso e na circunferência abdominal de 811 indivíduos com excesso de peso. Todas estas dietas tinham critérios de uma alimentação saudável, como o controle de ingestão de gordura saturada, colesterol e com mínimo de 20g de fibras.
Em seis meses, os participantes de cada dieta perderam em média 6 kg, que representou uma perda de 7% do peso inicial. Depois de um ano, começaram a reganhar o peso. Em dois anos, a perda de peso permaneceu similar nos participantes de todos os tipos de dieta. Todas as dietas melhoraram os níveis de insulina de jejum e o de colesterol. Os autores concluem que todas as dietas que reduzem calorias, resultam em perda de peso significativo.
“O acompanhamento nutricional em grupo foi fortemente associado com a perda de peso nesse estudo”, explica a nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Carla Yamashita. Segundo ela, a orientação de um profissional de nutrição também é importante para incentivar a adesão a uma dieta. “Atualmente as empresas também utilizam programas de intervenção nutricional para promoção de saúde”, acrescenta.


